sábado, 8 de maio de 2010

Mundo das idéias

Imaginar é muito bom, principalmente quando construimos suportes para nossas necessidades psíquicas, sentimentais. Como diz a Sara Marriott ,"somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual", somos seres essencialmente dependentes de nossas necesidades espirituais, psíquicas, vivemos para atender os nossos anseios, a necessidade biológica, mental.
Cultivar o mundo das idéias é saciar nossas dúvidas, abastecer nossos armazéns com informações úteis, é investir naquilo que é primordial na vida de um homem.
Não podemos fugir da realidade, ela está em tudo quanto tem existência, tudo que é manifestado aos sentidos humanos ganha assim, de certa forma, um tom realístico.
Até mesmo uma ilusão é real, no mundo sensorial, das idéias, mas o que faz com que a ilusão seja de fato uma ilusão não é a ausência da veridica realidade, mas sim da coerência com o mundo dos homens, sociedade.
A ilusão no caso não é uma ausência de realidade, mas uma realidade paralela, incoerente com a que se é compreendida pelos demais.
É no mundo das idéias que encontra-se que se forma aquilo que é indispensável para a vida dos homens, a ideologia, os valores, a arte, beleza, ciência, enfim, a globalização, compartilhamento da idéia faz com que ela perca, em partes, seu caráter ilusório e ganhe um certo teor de realidade. Aquilo que faz-no acreditar que seja real, de certo é real.
Aquilo que compõe a exitência, a realidade, pode ser atribuído a todas as coisas tangíveis ou intangíveis, sendo assim que elas ganham sua existência.
O mundo das idéias é o mundo de qualquer pensador, é o refúgio do sábio, o entretenimento do comum, mesmo sem ter consciência disso.
Para todas as atividades do homem é indispensável a presença da manifestação mental, o mundo das idéias, seja ela em uma espectativa, fé, crença, cálculos, organização, observação e assimilação, enfim, vivemos em um mundo majoritáriamente de idéias, e que a partir delas realizamos as nossas conveções diárias como estudar, trabalhar, sonhar, etc.
Estar sob algum tipo de alienação é viver limitado com a sua capacidade mental, é viver enquadrado a um certo nível, a um padrão de pensamentos, informação, que nos induzem a acreditar absolutamente na sua veracidade e ignorar as variações de escolhas.
De certo a alienação também compõe o mundo das idéias, mas é preferivel estar consciente, para que assim possamos ter a liberdade de escolher a qual atividades iremos nos alienar, inevitavelmente, na participação da mesma, mesmo que por um curto período de tempo.
A imaginação é tudo, ela constrói, ela conserva e ela destrói no esquecimento.
Ela nos guia, ela mostra o caminho a qual estamos contidos, é apenas através dela que disponibilizamos da arte do viver.


Por: Ericson Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário