quinta-feira, 6 de maio de 2010

O que existe entre o céu e a Terra?

O que existe entre o céu e a Terra?
Que mistério acompanha a vida?
O que sustenta a natureza e os fenômenos que lhe acompanham?

Ao observar a realidade sob um céu estrelado, percebo que cada coisa possui o seu espaço, habitando sob o seu respectivo tempo. A capacidade de atribuição de valores e de perceber a realidade nos permite constatar o nível organizacional, o equilíbrio de todas as coisas.

A presença de uma consciência é a manifestação do próprio equilíbrio natural com a capacidade de identificar e organizar as coisas em padrões para a realidade, sendo assim, equilibrando aquilo que percebemos através das atribuições valóricas e sustentando a capacidade adaptativa do homem na sobrevivência em um meio.

Entre o céu e a Terra existe apenas o que conhecemos mais aquilo que desconhecemos. Logo, a vida seria o processo de descobrimento daquilo que desconhecemos e assimilação do que conhecemos, tal busca nos mantém ativos a procurar...
Além de ser uma procura, a vida é a auto-sustentação, auto-afirmação, através do que já conhecemos.

MIstério é justamente uma interrogação sobre algo, são as dúvidas que mobilizam a procura por verdades, ideais, valores, felicidade, o próprio viver. A natureza é sustentada pela ordem do universo, pelas possibilidades que assim se sucederam e que hoje se estabelece sob nossa percepção.

"A vida em si é um mistério que é desvendado pela busca de respostas para as nossas necessidades através do simples viver" - Ericson

Um comentário:

  1. O salmista diz: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. No entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo” Alguns podem pensar que essas coisas grandiosas no mundo natural sejam Deus. Elas não são Deus. Todos esses prodígios no céu, estão apenas fazendo o trabalho que a eles foi designado. São agências do Senhor. Deus é o superintendente, bem como o Criador de todas as coisas. O divino está empenhado em defender as coisas que Ele criou. A mesma mão que sustenta as montanhas e as equilibra em sua posição, orienta os mundos na sua marcha misteriosa em torno do sol.

    ResponderExcluir