quinta-feira, 27 de maio de 2010

Entre a religião e a fé

É das entranhas da fé que surge a religião;
É pela necessidade que ela se fixa, enraíza-se na cultura de um povo;
É pela utilidade que ela prevalece através dos tempos;
É pela qualidade que ela se conserva;
É pelo benefício que ela é escolhida e devotada;
É por ser escolhida que faz dela ser o que é.

A fé legitima qualquer religião, sendo a primeira indispensável para uma vida prudente e sustentavel enquanto a segunda é relativa à necessidade de quem a pratica.
A fé veio sendo manifestada de diversas maneiras no decorrer dos tempos, e vem sendo presente conscientemente ou não nas atividades diárias do homem independente que se tenha uma religião ou não.

Para toda religiosidade é preciso o tempero da fé, mas nem para toda fé é preciso a presença de uma religião. A fé é o combustível para sustentar as ideologias enquanto a religião é a fortaleza moral. Enquanto a fé cultiva os aspectos subjetivos da psique humana a religião fortifica a moral individual e social, de certa forma é a estabilizadora da fé. A fé faz a religião e a religião contribui para acrescentar à fé elementos que lhe fortifiquem e possibilite a sua expansão e fundamentos, pois a fé fundamentada é um tesouro divino que Deus nos possibilita.

Viver uma vida com fé é acreditar em um futuro, nas possibilidades reais, é a busca por uma certeza satisfatória que possa corresponder às nossas dúvidas. Quem tem fé anseia por sua correspondência pessoal conforme vai resolvendo suas necessidades e surgindo outras novas, vai alimentando-se expectativas, ideais que nortearão nossas vidas, sustentada unicamente pela fé.

A religião é a ferramenta intermediária entre a comunicação do homem e o divino, sendo a fé o elemento principal para tal, e a religião sendo o crivo por onde passará a nossa fé em direção ao criador. A fé é a matéria prima que nos liga com o Mestre Cósmico enquanto a religião seria umas das maneiras em como se comunicar.

Fé e religião, ambas de extrema importância para o sustento da ordem no mundo. É indispensável sua presença em uma sociedade culturalmente religiosa. A fé é o que nos guia, seja nas sombras ou na luz, pois ela é uma das visões.


Por: Ericson Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário