quinta-feira, 6 de maio de 2010

A moral social

A vida em sociedade consiste em conciliar a sua própria individualidade com os requisitos da sociedade. As regras de uma sociedade primária não são observaveis, são intuitivas, reveladas pelo comportamento do próximo mas percebidas por meio da intuição e dedução para formar o nosso próprio comportamento.

Está realmente o homem condenado a ser livre? Creio que não, dentro de sua liberdade o homem constrói a sua própria condenação, o respeito e até mesmo o perdão.

Para organizar e preservar a estrutura social e a estabilidade da civilização construída, fora criada uma constituição para assegurar a lei e a ordem dentro de um convivio social, esta qual determina modelos de comportamento, conservando as regras sociais pelas leis constitucionais.

A constituição deve acompanhar conforme o desenvolvimento da sociedade valoricamente, moralmente e intelectualmente, para assim permitir o livre desenvolvimento dessas regras sociais e a adoção e estabilidade de uma cultura evoluída conforme a adaptação dos novos valores estudados e construídos ao desenvolvimento das leis.

Quando os valores individuais se diferem dos valores da sociedade a qual faz parte gera a condenação da moral do individuo. Por isso vejo como possiveis soluções a tentativa em se adaptar a vida coletiva, aceitando a forma cultural adotada pela mesma e se juntando a ela, ou na busca por uma formação de uma outra sociedade, na qual reuna-se valores semelhantes, não fugindo das convenções da sociedade tradicional sob a égide da constituição, mas com um modelo cultural, científico, religioso, artístico, diferente daquela adotada pelo "senso comum" da sociedade estabelecida.

Por: Ericson Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário