terça-feira, 1 de junho de 2010

A vida como ela é

A vida como ela é implica na aceitação de uma realidade imposta por um fator determinante externo ao Eu.

Viver é aceitar suas condições para assim poder trabalhar na moldura daquilo que nos fortalece e estabiliza, mantendo-nos atarefados em uma missão. Estar vivo é um estado específico na qual variará conforme a experiência vivida.

O mundo na qual vivemos é um universo sensível e orgânico, está intimamente relacionado com a capacidade de adquirir, adicionar, acrescentar novas experiências, acumular novas informações, em adquirir, possibilitando o "estado de consciência de qualidade de vida".

Os seres humanos são relativamente comparáveis a computadores, acúmulo de dados, deterministicamente capacitados, desempenho, memória, partes componentes etc. O homem é um ser mítico por naturera, sua mítica vem do seu auto-entendimento, do tentar compreender a si mesmo, sua mente, o seu passado pré-histórico, tudo aquilo que foge, relativamente, da alçada empirica e adentra no campo subjetivo, metafísico.

O homem é um ser racional pensante, que através do ato de pensar ele cria razões sobre as coisas, classificando-as conforme as características daquilo que percebe.

É muito difícil conceber a vida como ela é, isso implicaria em retirarmos o "véu da ilusão" que envolve nossas faces, e aceitar os riscos que acalenta estar vivo, entender que o esforço físico e o sofrimento nada mais é do que estados voltados para a obtenção da satisfação e felicidade, segundo os intentos divinos é claro. No entanto para compreendermos a vida como ela é basta que recorramos a ela como ela nos apresenta, e dar o melhor de si como resposta a suas expectativas.

Viver sem o véu da ilusão é estar entregue aos seus afazeres, e doar-se ao seu trabalho, é produzir conscientemente aquilo a que é capacitado, como diria Amir Sater, "compreender a marcha e ir tocando em frente", e assim se faz a vida com todos os seus altos e baixos, mas sempre com sua lição a ensinar e na qual melhor se vive aquele que melhor compreende as sabedorias existentes, a sabedoria da existência, a sabedoria da vida.


Por: Ericson Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário