sábado, 19 de junho de 2010

Em busca da verdade

A verdade pode-se encontrar sob multiplas facetas, poderá estar inserida em variados pontos de vista.

O que é a verdade?

O processo ou a conclusão?

Tenho a verdade como um senso, um processo lógico no desenrolar na composição da informação abordada. A verdade não pode ser contraditória, ilógica, a verdade tem que estar de acordo com a informação já levantada. A verdade é uma espécie de conclusão obtida pelo rebuscamento e manutenção de informações na chegada de uma conclusão, de um consenso sobre a questão levantada.

A busca da verdade é estar exposto ao erro, sujeito ao ridiculo pois a verdade é uma espécie de risco sustentada por nossas certezas.

Quem acredita na verdade acredita mais na informação, na conclusão subtraída da mesma, enquanto se é verdadeiro ou não isso será apenas uma consequência da conclusão obtida. A verdade não seria parte componente da informação, mas seria apenas uma classificação dessa mesma informação, um julgamento da mesma.

A verdade também pode estar oculta na ilusão. Para isso temos que nos aventurarmos na busca ao seu encontro, temos que buscar e rebuscar mais além das aparências e chegar a uma conclusão de sua totalidade, não ignorando os fatos históricos e todo o processo que desencadeou na sua conclusão. Pois essa é a verdade, digamos, "mais pura", aquela em que levamos em consideração toda uma ocorrência histórica que nos levou a mesma.

A ilusão pode ser verdadeira enquanto engano... pois estaria sujeita à mentira já que é uma milusão...

É interessante esse aspecto da verdade da ilusão, ou seja, que és em si mesma uma ilusão. A verdadeira ilusão torna-se-á uma mentira e deixará de ser verdadeira... Outro aspecto importante é a verdade que tem a mentira, a verdade da mentira é que ela é justamente uma mentira, uma informação ilógica, sem fundamentos, sem alguma correspondência lógica.

A verdade pode ser extraída de tudo, até mesmo de uma mentira!

A verdade é verdadeira por si mesma. Se a verdade prevalece é porque o bom senso domina. A verdade forma opinião, assegura-nos à vida, ela é o sustentáculo da sociedade, das relações pessoais, de nossas certezas.

A verdade também pode se manifestar oculta, onde teremos que utilizar da simbologia, da interpretação subjetiva, metafísica, para obtermos o seu encontro. A verdade oculta na verdade, ainda não existe, ela é fruto do rebuscamento da mente na correspondência de suas interrogações.


Por: Ericson Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário