sexta-feira, 4 de junho de 2010

A mudança existe?

O mundo não se resume a fatos isolados sem uma correspondência lógica.

O mundo está em constante transformação ou seria a nossa maneira em como o percebemos, supondo que os fenômenos sejam todos "naturais" já que fazem parte de uma mesma realidade conjunta, poderia haver mudança na natureza das coisas ou não? A mudança é externa ou interna aos nossos sentidos?

Se todo fenômeno dentro da realidade existente é natural então existe a possibilidade de que nada no caso mude, de que essa "mudança" a qual percebemos seja o estado natural imutável do universo. Que a mudança estaria presente apenas na nossa visão limitada de mundo e não de fato como realmente é? O estado de mudança que observamos não seria nada mais que a não-mudança, um estado estabilizado do universo visto por um ótica fora do tempo e espaço deste universo presente?

As mudanças acontecem no campo da física, e a mente se encarrega de compreendê-las e estabelecer valores sobre o que se percebe. A mudança da física implica na mudança da mente, pois a primeira condiciona o entendimento da segunda.

A vida não é um jogo na qual se possa molda-la ao bel prazer. Cada mudança implica em uma observação diferente, em uma concepção de mundo diferente. A mudança começa na consciência de cada um e não de uma unidade para todos. Nós só podemos compreender as mudanças que se passam nos nossos limites de percepção, daquilo que tomamos consciência, nas nossas próprias experiências reais, por isso querer mudar o mundo é uma idéia absurda pois não mudamos o que não compreendemos, pois como poderiamos mudar aquilo que desconheço? Como poderia mudar de opinião se não tenho uma opinião de fato sobre algo devido não conhecê-lo? O que causará apenas a concepção sobre esse algo e não um sentido de mudança de fato.

A mudança seria de fato a lei da vida ou a lei dos homens? Do entendimento limitado da mente humana ou na natureza da própria natureza?

Uma homem não pode mudar um mundo, poderá mudar a si mesmo, direcionar sua mente, enquanto ao mundo ele sempre vai estar sendo como nos apresenta no presente, ele sempre é ou deixará de ser. A mudança no mesmo implica na mudança nos fenômenos e consequentemente na mudança, compreenção mental.

Não se pode mudar o mundo pois ele por si só modifica-se conforme compreendemos, transmuta-se, nós fazemos parte do mesmo e acompanhamos as variações nos fenômenos, somos partes dos próprios fenômenos, somos criaturas dentro de uma realidade específica (Terra) condicionados ao nosso estilo de vida, às nossas crenças, costumes, culturas etc...

No máximo mudamos nossa concepção sobre as coisas, mudamos nossos pensamentos apartir das experiências de cada um. Apenas assim, através da mudança mental de cada um é que poderemos mudar o mundo, na maneira em como ele nos apresenta ser.


Por: Ericson Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário