sábado, 5 de junho de 2010

Existe regras para ser humano?

Tudo bem que existe as leis que regem uma sociedade, mais elas são direcionadas justamente para a vida em SOCIEDADE, para a formação de cidadãos. Mas será que existe regra para ser humano? Existe algum manual específico para a formação de seres humanos? Ou eles simplesmente são o que são independente da cultura que adotem?

O que é ser humano?

Deixamos de ser humanos se temos um padrão próprio de vida específico? Levando em conta que o ato de pensar é uma característica comum nos seres humanos, e que o pensar pode levar a divergência, a concordância, a criação ou eliminação. O pensar, que nos torna humanos, poderá possibilitar a cada ser um padrão de vida de acordo com suas perspectivas de mundo e o ambiente a qual faz parte.

Poderiamos afirmar que a condição humana é garantida pela existência do ser. É através dela que procuramos meios para estabilizar nossas condições dentro da cultura a qual faz parte, dos seus valores, buscar o equilibrio de uma vida para suas necessidades.

Teria o homem regras naturais paara se viver ou seria apenas uma consequencência de uma determinada experiência vivida que criaria o senso de regra sobre essa mesma experiência?

Ser humano é um estado, condição ou identidade?

Creio que o que nos faz ser humanos é estar vivo, ser como somos, como nos percebemos e termos consciência de quem somos.

A vida em si não exige regras da natureza, dos animais, do homem individualmente, mas a partir do momento que ele assume o seu compromisso social e interage dentro de um sistema, sociedade, ela passa a seguir as normas da mesma, não por ser uma imposição, mas para facilitar sua vida e a da própria sociedade.

Para sermos humanos basta que assim nos compreendamos e vivamos para isso.


Por: Ericson Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário